O Brasil aposta no sexto título do Campeonato do Mundo de Futebol


Direitos de autoria de  imagem: Getty Images


Os "malabaristas" do Brasil terão como objectivo o seu primeiro título do Campeonato do Mundo de Futebol em 20 anos, enquanto os Camarões e o Gana esperam estabelecer um novo recorde africano no torneio.

A jornada de abertura dos jogos terminará a 24 de Novembro e a acção começa com a Suíça a enfrentar os Camarões no Estádio Al Janoub, em Al Wakrah.

Os suíços avançaram para os oitavos-de-final nas três vezes nas últimas quatro edições, não tendo conseguido sair da fase de grupos em 2010. A equipa de Murat Yakin não obteve resultados particularmente bons em 2022 e foi derrotada por 2-0 pelo Gana no seu último jogo de preparação no dia 17 de Novembro.

Os Leões Indomáveis procurarão reviver os dias de glória quando tornaram-se na primeira equipa africana a chegar aos quartos-de-final do Campeonato do Mundo em 1990. Não conseguiram ultrapassar a fases de grupos em cinco tentativas subsequentes e nem sequer se classificaram para a edição de 2018 na Rússia.

A equipa de Rigobert Song reservou o seu lugar no Qatar ao vencer a Argélia nas eleiminatórias, embora a sua preparação para o torneio não tenha sido boa depois de perder para o Uzbequistão (2-0) e Coreia do Sul (1-0), enquanto empataram por 1-1 com a Jamaica.

O presidente da Federação Camaronesa de Futebol, Samuel Eto'o, acredita que chegou o momento de a África trazer para casa o cobiçado troféu, sem que nenhuma equipa do continente tenha ainda ido mais longe do que os quartos-de-final.

"África sempre teve o potencial para alcançar um Mundial de sucesso, mas nem sempre mostrámos a nossa melhor cara até agora", disse Eto'o à ESPN.

"Durante os anos, as equipas africanas adquiriram cada vez mais experiência, e penso que estão prontas não só para participar num Campeonato do Mundo, mas também para o ganhar".

Alex TellesDireitos de autoria de  imagem: Getty Images


O Uruguai, bicampeão do mundo, estará de olho em mais uma corrida profunda no torneio quando der o pontapé de saída no Grupo H contra a Coreia do Sul no Estádio Education City em Al Rayyan.

A Celeste chegou aos quartos-de-final na Rússia há quatro anos e terminou em quarto lugar na edição de 2010 na África do Sul - o seu melhor desempenho desde que igualou essa façanha em 1970. A equipa de Diego Alonso teve uma boa preparação para o torneio, derrotando o México (3-0), Panamá (5-0) e Canadá (2-0), enquanto empatou com os Estados Unidos (0-0) e sofreu uma derrota surpresa contra o Irão (1-0).

Os Guerreiros Taegeuk têm participado em todos os Campeonatos do Mundo desde 1986 e alcançaram o seu melhor resultado com um quarto lugar em 2002 como co-anfitriões. Depois de não conseguir sair da fase de grupos em 2014 e 2018, a equipa de Paulo Bento espera evitar o mesmo destino este ano e a sua forma recente tem sido impressionante, ganhando quatro dos sete amigáveis que antecederam o torneio.

Cristiano Ronaldo tem uma última oportunidade de ganhar o maior prémio do futebol, uma vez que Portugal inicia a sua busca pela glória contra o Gana no Estádio 974 em Doha.

Aos 37 anos de idade, este é provavelmente o último Campeonato do Mundo de Futebol de Ronaldo e ele vai procurar estabelecer mais alguns recordes no Qatar. O Seleção chegou às meias-finais na estreia de Ronaldo no torneio em 2006, embora não tenha avançado mais do que os oitavos-de-final desde então. A equipa de Fernando Santos marcou o seu lugar no Qatar após vencer a Macedónia do Norte nas eliminatórias europeias e venceu três dos seus seis jogos na Liga das Nações da UEFA para terminar em segundo lugar em relação à vizinha Espanha no Grupo 2.

Os Black Stars tornaram-se apenas na terceira equipa africana depois de Camarões e Senegal a chegar aos quartos-de-final do Campeonato do Mundo em 2010 e estão a fazer apenas a sua quarta participação no maior palco do mundo. Os africanos ocidentais sofreram uma má fase de resultados em 2022 e não conseguiram ir além das fases de grupos da Taça Africana de Nações, embora tenham vencido a Nicarágua (1-0) e a Suíça (2-0) na preparação para o evento Qatar.

Inaki Williams, nascido em Espanha, que recentemente trocou a sua lealdade pelo Gana, acredita que pode transmitir conhecimentos inestimáveis aos seus companheiros de equipa, dada a sua vasta experiência na La Liga.

"Sou quase um dos jogadores mais veteranos. Já jogo na primeira divisão há quase nove temporadas. Posso trazer a antiguidade que tenho de fazer a diferença", disse Williams à BBC Sport Africa.

"Penso que posso contribuir muito e ajudar todos os meus companheiros de equipa não só a ter um bom Campeonato do Mundo, mas também com tudo o que está para vir no seu caminho". Vou tentar ajudar e dar-lhes conselhos, como faço com o meu irmão mais novo".

O Brasil, pentacampeão mundial de futebol, terá como objectivo começar a voar quando enfrentar a Sérvia no Estádio Iconic de Lusail, em Lusail.

O Seleção ganhou o último dos seus cinco títulos em 2002 e não disputou a final desde então. Os titãs sul-americanos são sempre considerados favoritos e este ano não é diferente depois de terem embarcado numa corrida invicta de 15 jogos desde que perderam por 1-0 para a arqui-rival Argentina na final da Copa América de 2021.

Os Eagles só participaram em duas das três últimas edições e não causaram grande impacto em nenhuma delas depois de terem sido eliminados na fase de grupos em 2010 e 2014. No entanto, a sua forma recente tem sido boa, tendo ficado imbatíveis nos seus últimos cinco jogos, com quatro dessas a serem vitórias.

Jogos da Taça do Mundo - Quinta-feira, 24 de Novembro


12h00: Suíça vs Camarões
15h00: Uruguai vs Coreia do Sul
18h00: Portugal vs Gana
21h00: Brasil vs Sérvia


Ganha durante o Mundial



Para as mais recentes notícias sobre desporto, dicas de aposta e promoções, siga a Betway no FacebookTwitter, e Instagram. Baixa o aplicativo da Betway.
 

Publicado: 11/23/2022