A França deve encontrar uma Polónia muito defensiva


Direitos de autoria de  imagem: Getty Images

 

Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA - 2022

Oitavos-de-final

França vs Polónia

Estádio Al Thumama
Doha, Qatar
Domingo, 4 de Dezembro de 2022
Início do jogo: 17h00

A França procurará dar um passo em frente na defesa do seu título do Campeonato do Mundo, quando encontrar com a Polónia nos oitavos-de-final, no domingo, 4 de Dezembro.

Os campeões de 2018 deram um início positivo ao torneio ao vencerem a Austrália por 4-1 na sua estreia do Grupo D antes de conquistarem uma vitória por 2-1 sobre a Dinamarca.

A equipa de Didier Deschamps sofreu então uma controversa derrota por 1-0 para a Tunísia na quarta-feira, 30 de Novembro, embora ainda tenha conseguido terminar no primeiro lugardo seu grupo.

Após o golo de Wahbi Khazri aos 58 minutos do segundo tempo, os Bleus pensaram que tinham conseguido um dramático empate tardio quando Antoine Griezmann fez as redes balançarem aos oito minutos do tempo de compensação.

Antoine Griezmann
Direitos de autoria de  imagem: Getty Images


No entanto, o golo acabou por ser descartado para fora de jogo após uma longa verificação VAR, apesar de o jogo ter sido reiniciado e o árbitro apitou para o fim do jogo.

Deschamps defendeu a sua decisão de deixar jogadores como Griezmann, Kylian Mbappe, Ousmane Dembele e Hugo Lloris fora da equipa inicial contra as Águias de Cartago, declarando que precisava de descansar alguns dos seus principais jogadores.

"Não podemos acertar em tudo. O primeiro objectivo era o mais importante e que era selar o nosso lugar nos oitavos-de-final", disse ele. "Os 24 jogadores ganharam os seus dois primeiros jogos e perderam o último, mas preciso que todos os 24 estejam disponíveis para mim em quatro dias".

"Um par deles conseguiu descansar, terão pernas frescas". Estávamos a sair de dois jogos de alta intensidade. Vamos jogar quatro jogos em 12 dias, precisávamos de uma lufada de ar fresco.

"Mas precisamos de fazer melhor do que fizemos. Sim, o adversário castigou-nos e fez-nos "correr pelo nosso dinheiro". Eu não estava a subestimar o adversário, não estava a levar o jogo a sério, estava a pensar no jogo que espera-nos no domingo".

As Águias conseguiram sair da fase de grupos pela primeira vez desde 1986, apesar de terem perdido por 2-0 para a Argentina na terceira jornada.

Quatro pontos foram suficientes para os ver avançar do Grupo C como vice-campeões depois de terem começado com um empate de 0-0 contra o México antes de garantirem uma vitória de 2-0 sobre a Arábia Saudita - aqueles dois jogos sem sofrer golos provaram ser cruciais ao vencerem o El Tri no saldo de golo.

A equipa de Czeslaw Michniewicz tem de agradecer a Lionel Messi depois de ter perdido um pênalti no primeiro tempo, o que poderia ter resultado na sua saída antecipada do campeonato mundial.

Robert Lewandowski
Direitos de autoria de  imagem: Getty Images


Michniewicz admitiu que era comovente e que se iria qualificar ao lado de La Albiceleste depois de Grzegorz Krychowiak ter recebido um cartão amarelo no minuto 78, pondo os polacos em risco de perder devido às regras de fair play.

"Tínhamos um acordo de que só eu e o pessoal técnico estaríamos a atravessar o que estava a acontecer no jogo do México", disse ele.

"O meu coração parou um pouco quando Grzegorz Krychowiak foi amarelado, sabíamos que estava menos três pontos e o fair play já tinha sido tomado em consideração.

"Então Piotr Zielinski deveria ter saido, mas nós substituímos Krychowiak porque durante cinco minutos não tínhamos o controlo do jogo e não podíamos fazer a substituição, enquanto ele estava em perigo de ver o segundo cartão amarelo.

"O meu pessoal técnico disse-me que havia apenas uma diferença de dois ou três cartões amarelos, por isso estava muito perto. Estávamos num momento difícil, quando foi 2-0. Disse-lhes para evitarem cartões estúpidos, estávamos a fazer tudo para evitar qualquer provocação, evitar falar com os árbitros".

Confronto díreto:

Jogos - 16
França - 8
Polónia - 3
Empates - 5
 

Ganha durante o Mundial



Para as mais recentes notícias sobre desporto, dicas de aposta e promoções, siga a Betway no FacebookTwitter, e Instagram. Baixa o aplicativo da Betway.
 

Publicado: 12/03/2022