Olimpíadas do Quénia nos Jogos Olímpicos de Tóquio


Direitos de autoria de  imagem: Getty Images
 

Jogos Olímpicos de Verão de 2020

Tóquio, Japão
23 de Julho - 8 de Agosto de 2021
 
O Quénia teve um desempenho inferior aos seus próprios padrões elevados nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que foi a sua 15ª participação no evento global.
 
O país da África Oriental registou 10 medalhas (todas vindas do atletismo) em comparação com as 13 que tinham registado tanto nos Jogos Olímpicos do Rio de 2016 como nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012.
 
As estrelas do atletismo Emmanuel Korir, Faith Kipyegon, Peres Jepchirchir, e Eliud Kipchoge reclamaram as quatro medalhas de ouro do país
 
Korir ganhou a sua medalha na corrida dos 800 metros com o tempo de 1:45.06 e Kipchoge defendeu com sucesso a sua medalha de ouro na maratona masculina, num tempo de 2:08:38.
 
Eliud Kipchoge
 Direitos de autoria de  imagem: Getty Images

Kipchoge, 36 anos, tornou-se apenas a terceira pessoa a defender com sucesso a sua medalha na maratona masculina, depois de Abebe Bikila em 1960 e 1964, e Waldemar Cierpinski em 1976 e 1980.
 
"Esse sorriso é a felicidade. Dizem que desfrutar deste mundo é ser feliz", disse Kipchoge.
 
"Eu queria testar a minha aptidão física. Queria testar como me sinto". Eu estava a sentir-me bem. Eu queria ser a inspiração para a próxima geração".
 
Enquanto Kipyegon e Jepchirchir ganharam os 1500 metros e a maratona femininas, respectivamente, enquanto o Quénia continuava o seu domínio em provas de corrida de longa distância.
 
Hellen Obiri (5000 metros femininos) Timothy Cheruiyot (1500 metros masculinos), Ferguson Rotich (800 metros masculinos) e Brigid Kosgei (maratona feminina) receberam todas as medalhas de prata.
 
Obiri tinha falhado por pouco uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2016, pois ganhou uma medalha de prata na mesma distância (5000 metros) - com a sua compatriota Vivian Cheruiyot a ganhar a corrida.
 
Duas medalhas de bronze foram conquistadas por Benjamin Kigen na prova de atletismo masculina de 3000 metros e Hyvin Kiyeng Jepkemoi Athletics na prova de atletismo feminina de 3000 metros.
 
Entretanto, Julius Yego, que tinha ganho a prata nos Jogos Olímpicos de 2016 na prova masculina do dardo de arremesso, não conseguiu replicar a mesma forma no Japão, uma vez que não conseguiu chegar à final.
 
Apelidado de "Sr. YouTube" porque aprendeu a lançar ao ver vídeos do YouTube de atletas do dardo de arremesso, Yego atirou 77,34 metros na sua terceira e última tentativa.
 
O Sr. YouTube não conseguiu registar um lançamento legal nas suas duas primeiras tentativas, preparando-se para uma terceira tentativa de arrebentar os nervos na sua tentativa de atingir a marca automática de 83,50 metros, que falhou.
 

O desempenho do Quénia nos Jogos Olímpicos de 2016


Medalhas: 10
Medalhas de Ouro: 4
Medalhas de prata: 4
Medalhas de Bronze: 2


 
Para as mais recentes notícias sobre desporto, dicas de aposta e promoções, siga a Betway no FacebookTwitter, e Instagram. Baixa o aplicativo da Betway.

 

Publicado: 08/11/2021