Direitos de autoria de imagem: Getty Images
Primeira Liga Inglesa - 2022/23
Jornada 23
Liverpool v Everton
Anfield
Liverpool, Inglaterra
Segunda-feira, 13 de Fevereiro de 2023
Início do jogo: 22h00
Everton não terá uma melhor oportunidade de sair em vantagem contra o Liverpool quando encontrarem-se no 242º
Derby de Merseyside em Anfield, na segunda-feira, 13 de Fevereiro.
Os Toffees encontram-se uma época decepcionante que culminou com o despedimento de Frank Lampard no dia 23 de Janeiro, na sequência da sua derrota por 2-0 para o West Ham - a sua terceira derrota seguida.
Lampard deixou Goodison Park com a equipa empatada nos 15 pontos com Southampton na 19ª posição e o seu substituto, Sean Dyche, fez o início perfeito ao garantir uma vitória surpreendente por 1-0 sobre o líder da Primeira Liga Inglesa Arsenal no dia 4 de Fevereiro.
Dyche parou uma série sem vitórias de oito jogos para elevar o Everton acima de Bournemouth no 18º lugar e estão apenas três pontos atrás do Leicester, que ocupa o 14º lugar na classificação.
Direitos de autoria de imagem: Getty Images
Entretanto, os Reds continuam numa campanha verdadeiramente terrível pelos seus próprios padrões elevados e encontram-se atrás dos Gunners com menos 21 pontos no 10º lugar.
A equipa de Jurgen Klopp alcançou um novo ponto baixo com um 3-0 no Wolves a 4 de Janeiro, que foi a sua terceira derrota em quatro jogos e deixou-os sem vitória em 2023.
Os Toffees só reclamaram os despojos do derby duas vezes nos últimos 25 encontros da Primeira Liga Inglesa com os seus vizinhos e a metade azul de Merseyside vai lamber os lábios em antecipação de um triunfo raro.
Liverpool depositará as suas esperanças no talismã Mohamed Salah, que lutou para replicar a forma que o viu partilhar a Bota de Ouro com Tottenham's Son Heung-Min no último campeonato.
Salah registou apenas sete golos em 20 jogos na Primeira Liga Inglesa, o que está muito longe dos 23 marcados em 2021-22 para levar os Reds à beira de um segundo título em três anos.
Direitos de autoria de imagem: Getty Images
O Everton apenas tem de fora Dominic Calvert-Lewin, que tem sido atormentado por lesões nas duas últimas temporadas. O resto dos atacantes não conseguiram subir na sua ausência, com Demarai Gray a ser o seu melhor marcador neste período com apenas três golos.
Alex Iwobi tem sido o astro do clube e principal criador, contribuindo com um golo e seis assistências em 21 partidas da Primeira Liga Inglesa. O meio-campista ofensivo pode ser a chave para desbloquear a fraca defesa do Liverpool.
Nas notícias da equipa, os anfitriões permanecem sem um conjunto de titulares, entre eles Virgil van Dijk e Ibrahima Konate (ambos de coxa) chefe. Roberto Firmino está perto de regressar, enquanto Diogo Jota começará a treinar na próxima semana. Luis Diaz (joelho), Arthur Melo (coxa) e Fabio Tavares (doença) são os outros ausentes.
Calvert-Lewin (coxa) e Michael Keane (joelho) dificilmente serão apresentados aos visitantes, que também estão ausentes James Garner (costas), Andros Townsend e Nathan Patterson (ambos joelhos).
Klopp admite que os seus jogadores têm pouca confiança e quer ver um esforço maior por parte deles, ficando presos e colocando os seus corpos em risco.
"É realmente difícil resumir [a nossa forma desde a virada do ano]. A equipa não está cheia de confiança, como se pode ver - os primeiros 12 minutos foram óbvios, mas tratava-se de defender, ser compacto, ser activo", disse o alemão.
"Precisa de muita confiança para isso? Não tenho assim tanta certeza. Coloque o seu corpo entre a bola e o adversário, bloqueie a bola e este tipo de coisas, evite o cruzamneto".
Dyche espera construir sobre o desempenho contra os Gunners e lembrou aos seus jogadores que muito trabalho árduo está para vir nas semanas vindouras, uma vez que ele procura rapidamente fazer passar as suas ideias.
"Acabei de lhes dizer que é um ponto de partida, é tudo o que é. Estamos a colocar a fibra do que queremos ser como um grupo, mas isto é apenas um ponto de partida, independentemente de quem se vence", disse ele.
"Essa vitória não resolve tudo. Temos de colocar camadas e camadas e camadas em cima disso. É um óptimo ponto de partida, é claro. O Arsenal está a voar mas a próxima vitória não é garantida por causa disso e já disse isso aos jogadores.
"Disse-lhes para virem prontos para recomeçar na segunda-feira, para continuarem a trabalhar e para continuarem a melhorar".
Confronto díreto (Últimos cinco jogos na Primeira Liga Inglesa)
Jogos - 5
Liverpool - 2
Everton - 1
Empates - 2
Calendário Primeira Liga Inglesa - Jornada 23:
Sábado, 11 de Fevereiro
14h30: West Ham United v Chelsea
17h00: Arsenal v Brentford
17h00: Crystal Palace v Brighton & Hove Albion
17h00: Fulham v Nottingham Forest
17h00: Leicester City v Tottenham Hotspur
17h00: Southampton v Wolverhampton Wanderers
19h30: Bournemouth v Newcastle United
Domingo, 12 de Fevereiro
16h00: Leeds United v Manchester United
18h30: Manchester City v Aston Villa
Segunda-feira, 13 de Fevereiro
22h00: Liverpool v Everton